Depois de passar o final de semana na estrada a trabalho, onde conhecemos um pouco mais de Jaraguá do Sul, resolvemos aproveitar que estávamos no norte do estado e fomos conhecer São Francisco do Sul. O itinerário dessa passagem rápida pela cidade já estava pronto fazia um tempinho, conhecer o Museu Nacional do Mar, dar um passeio pelo centro histórico e visitar a Praia do Forte.
Eu nunca tinha visitado a cidade e o Germano esteve por lá quando era criança e lembrava pouco da cidade. Nossa primeira parada foi no centro de informações turísticas, um costume que pegamos depois de um tempo na estrada. Lá pedimos informações dos passeios e outras coisas, como onde tinha um caixa eletrônico do nosso banco. Pegamos um mapa da cidade, um mapa rodoviário de Santa Catarina (muito bom por sinal) e seguimos viagem.
Estacionamos próximo ao centro histórico e riscamos o primeiro item da nossa wishlist: o Museu do Mar. Eu sei que pode parecer estranho para alguns esse fascínio por um museu. Tudo começou antes da viagem de 70 dias, quando em um belo dia eu li o "Cem dias entre céu e mar" do Amyr Klink. O livro é bem rapidinho de ler e eu fiquei encantada. E agora, alguns meses (e todos os livros do Amyr) depois, visitar esse museu foi como reler todas as histórias e ver elas ilustradas. Enfim, o Museu Nacional do Mar reúne embarcações de todo o Brasil, você tem acesso a algumas miniaturas de barcos do mundo, onde tem uma pequena introdução das antigas navegações e depois acessa os galpões com os barcos nacionais em tamanho real (não só tamanho, eles são autênticos).
Infelizmente o barco do Amyr não estava lá, mas sem dúvidas o passeio valeu a pena. Saímos do Museu e continuamos pela ruazinha que desemboca no Centro Histórico. Paramos para um lanche em uma padaria por ali e continuamos até a igreja Matriz. Passamos pela cidade em uma terça-feira, no final de semana que antecedeu nossa passagem por lá, teve uma festa no centrinho e a estrutura não foi desfeita porque teria um encontro de motos no próximo final de semana. Essa estrutura acabou tirando um pouco aquela imagem que a gente tem do centro de São Chico, mas não tirou o brilho das casinhas coloridas.
Depois de uma caminhada rápida, no sol de rachar, pelo centro, resolvemos visitar a Praia do Forte. Eu tinha visto que alguns viajantes passaram a noite lá, então resolvemos ir dar uma olhadinha como era o local. Que surpresa agradável. Praia (quase) deserta, areia branquinha, mar calmo, poderíamos ficar ali o dia todo. Aproveitamos a viagem e visitamos o Forte que dá nome a praia. Lá no alto, alguns canhões, um pequeno museu e uma vista belíssima nos aguardavam. Pensamos em ficar, mas estava muito quente e resolvemos voltar pra casa. E é claro, a vontade de voltar é grande!
Para ver um pouco mais da nossa passagem por lá, assista o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário