Os 4 lugares que voltaríamos sem pensar duas vezes


No início do ano nós demos uma entrevista para um portal online da nossa cidade e uma das perguntas era "Quais os lugares/cidades vocês mais gostaram de conhecer? Por que?". Acredito que essa seja uma das perguntas mais difíceis de responder quando você chega de viagem, mesmo assim listamos quatro lugares que nós voltaríamos sem pensar duas vezes.

Uma passadinha por Jaraguá do Sul


No início do mês de abril (dia 05) nós completamos dois anos com a Matilda e chegamos a cogitar uma mini viagem para comemorar, mas resolvemos adiar um pouco para finalizar alguns trabalhos. Chegamos a criar o roteiro, calcular os gastos e vimos que talvez isso já não funciona com a gente, explico, fica difícil criar um roteiro quando já sabemos que a estrada e os destinos nos reservam várias surpresas e o melhor é ficar livre. Tanto que, por mais que gostaríamos de ir para o sul do estado, tinha tantas coisas ao norte que também queríamos ver e conhecer. Nessa indecisão de que direção você deve seguir, facilmente você acaba ficando em casa. Pelo menos com a gente é assim.

Final de semana em Curitiba


No segundo final de semana do mês de abril, nós embarcamos com um casal de amigos para uma pequena viagem até Curitiba, no Paraná. Para nós essa viagem não é muito longa, mesmo assim foi um marco para a Kombi, como o ponto mais ao norte que nós já viajamos. É um pontinho a mais no mapa, que nos lembra de como ainda temos terra para desbravar por esse Brasil.

iOverlander: facilitando a vida na estrada


Das diversas opções que estão disponíveis para você ficar hospedado, nós escolhemos usar a nossa própria Kombi. Antes de sair de casa, nos preocupamos em listar todos os campings das possíveis cidades em que passaríamos, por segurança. Da mesma forma, nos comprometemos em evitar campings sempre que possível, devido ao custo, e buscar novas alternativas de lugares para passar a noite. No primeiro dia a ideia de passar a noite em um lugar próprio para isso foi por água abaixo e ficamos no primeiro posto de gasolina 24h que encontramos.

5 Kombis viajantes para se inspirar e acompanhar!



Recentemente, dia 05 de abril, nós completamos dois anos com a Matilda. Pode ser clichê, mas vamos lá, foram dois anos de muito aprendizado, viagens e muitas alegrias ao lado dessa Kombi verdinha. Muita gente não sabe, mas nós não compramos a Kombi para viajar por aí, essa ideia nem passava pela nossa cabeça. Estávamos a procura de um carro que acomodasse todos os nossos equipamentos de foto e vídeo + as bicicletas, foi aí que a Matilda apareceu e tomamos uma das melhores decisões das nossas vidas: compramos ela. :)

iOverlander: facilitando a vida na estrada


Das diversas opções que estão disponíveis para você ficar hospedado, nós escolhemos usar a nossa própria Kombi. Antes de sair de casa, nos preocupamos em listar todos os campings das possíveis cidades em que passaríamos, por segurança. Da mesma forma, nos comprometemos em evitar campings sempre que possível, devido ao custo, e buscar novas alternativas de lugares para passar a noite. No primeiro dia a ideia de passar a noite em um lugar próprio para isso foi por água abaixo e ficamos no primeiro posto de gasolina 24h que encontramos.

Ao longo da viagem ficamos 23 noites em campings pagos, as outras 47 passamos na frente da casa de amigos, em hostels e em lugares que encontramos usando o app iOverlander (e olha que nós utilizamos esse app até para encontrar alguns campings pagos).

Nós já falamos sobre o aplicativo neste vídeo, sobre os primeiros 25 dias de estrada, e para todos os viajantes que cruzaram o nosso caminho. Resolvemos fazer esse post para colocar imagens de algum dos lugares que nós encontramos utilizando ele, para mostrar como ele funciona. Você vai ver que é fácil, fácil.

O que é?

O iOverlander é um mapa colaborativo de viajantes que pode ser acessado pelo seu site e também pelo aplicativo gratuito, que você pode baixar no seu smartphone. O sistema consiste em um mapa mundi que é preenchido por quem está viajando com check-ins em campings pagos, livres, postos de gasolina, oficinas mecânicas, entre outros pontos que facilitam a vida na estrada. Você pode ver os pontos que já foram marcados, criar novos e também dar o seu relato sobre aquele local.

Cada ponto marcado no mapa inclui informações como as coordenadas de GPS para chegar até lá, descrição com detalhes do local, fotos e os relatos de outros viajantes.

Como funciona?

Para não tem nenhum mistério, você pode acessar direto no site ou pelo celular. A vantagem do app é que ele funciona mesmo sem internet. Durante a viagem deu pra contar nos dedos os dias com internet boa, então ele facilitava muito. O único problema era que depois de um tempo ele deixava de carregar as linhas do mapa, dai era só passar um minutinho online que ele recarregava e a gente voltava a ver as linhas do mapa, porque as informações nunca desaparecem. Ah, e as fotos só carregam se você estiver online.


Separamos três lugares que nós encontramos pelo celular e passamos uma noite tranquila, aqui estão as fotos e como eles estão listadas no app:

Posto de Gasolina - Trelew/ARG


Essa é uma estação de serviços que fica relativamente próxima a cidade de Puerto Madryn e foi nossa morada por uma noite. Depois de passar dois dias em Puerto Madryn e passar toda uma tarde observando as baleias na praia de El Doradillo, seguimos para Trelew onde passamos a noite. Visitamos outro posto que estava marcado no mapa, mas ele não funcionava 24h. Já nos perguntaram se usar esse app é seguro, esse é um dos exemplos de como nós utilizamos ele, sempre que possível checamos outra marcação próxima e passávamos a noite apenas se nos sentíamos seguros.




Camping Libre El Huala - El Calafate/ARG


Esse é um camping livre maravilhoso, poucas facilidades, mas uma vista lindíssima. Outra vez tentando fugir da dobradinha de pagar dois dias por hospedagem, encontramos a marcação desse camping gratuito e não pensamos duas vezes. Como ele fica próximo ao glaciar Perito Moreno, já passava do meio dia e a próxima cidade estava longe, nós decidimos que era a melhor opção, a vontade era estender a estadia por uma semana.





Wild Camp Rio Futaleufu - Futaleufu/CHI


Considerado o melhor wild camp de toda a viagem, foi uma das vezes que seguimos as coordenadas dos outros viajantes para um pequeno desvio na estrada que nos levou para a beira do rio Futaleufu, com sua água azulíssima. No local havia algumas fogueiras e marcas de pneu, mas nós passamos a noite sozinhos, outro lugar que a vontade era passar mais uma semana.




Outros usos

Sim, 90% do tempo nós utilizamos o app para procurar por hospedagem. Mas não foi só isso, quando a bateria estragou em Santiago, conseguimos ver rapidinho qual o mecânico mais indicado caso fosse algo mais sério. Também fomos notificados de pedágios, barreiras fitossanitárias, policia corrupta, fronteiras, entre outros. 

Quando voltamos de viagem acabamos excluindo ele do celular, já que o uso deixou de ser diário. Mas, há algumas semanas atrás quando começamos a pesquisar por novos roteiros ele já voltou a ser um dos aplicativos mais usados por aqui. Ah, e não precisa se cadastrar nem fazer login para usar, apenas se você quiser opinar sobre os lugares ou cadastrar novos.

Você pode acessar ele através do site: http://ioverlander.com/
Ou baixar para seu smartphone, na App Store ou Google Play.

Nós descobrimos esse aplicativo com os Trippers, aqui. :)