Quando planejamos nossa viagem ao Uruguai, pesquisamos muito sobre outros países que talvez passaríamos e ficamos sabendo que diversos procedimentos deveriam ser tomados para ingressar nos nossos países vizinhos. Para quem viaja de carro, além do seguro obrigatório, é necessário que alguns itens para o veículo sejam adquiridos. Entre eles, o cambão que é utilizado para rebocar o carro, dois triângulos para casos de acidente ou problemas com o veículo e uma bolsa de primeiros socorros, parecida com aquela que foi obrigatória no Brasil alguns anos atrás.
Os itens citados são obrigatórios para a Argentina e para a Bolívia, com exceção do cambão.
Mesmo que para muitos viajantes esses itens nunca foram solicitados, resolvemos adquiri-los para maior confiança e segurança na hora de enfrentar as estradas estrangeiras, até porque são peças bem importantes.
Mas, o que levar em uma bolsa de primeiros socorros?
Anos atrás esse era um item obrigatório no Brasil, lembro bem que em algumas viagens em família sempre esquecíamos em casa, mas não tinha problema porque em qualquer posto de gasolina vendia uma. Para a nossa viagem com a Matilda, montamos uma malinha com vários itens que nos ajudariam caso alguma manobra de bicicleta desse errado ou alguma comida exótica não fosse bem aceita.
Resolvemos compartilhar nossas escolhas para ajudar quem também está pensando em pegar a estrada. Alguns destes itens já possuímos, outros ganhamos e a outra parte adquirimos.
Lista:
01 - Atadura: Item clássico de primeiro-socorros, serve para fixar os curativos ou mobilizar algum membro, além de ajudar na confecção de uma tipoia.
02 - Curativos: Caso alguém corte o dedo durante uma receita. :p
03 - Gaze: Faz dupla com a atadura na hora de uma ferimento maior.
04 - Diclofenaco Dietilamônio: Nada mais é que uma pomada para contusão, artrite, tendinite e dores musculares, já usamos ela e levaríamos de qualquer jeito um tubinho junto.
05 - Água Oxigenada: Para limpar os machucados.
06 - Luvas: Para usar enquanto limpa o machucado com a água oxigenada.
07 - Paracetamol: Para caso de alguma dorzinha chata resolver aparecer.
08 - Doril: A dor sumiu.
09 - Repoflor: Para escolher esse seguimos uma lógica mais ou menos assim: se ficarmos ruins do estomago, não vamos querer tomar um remédio que vai trancar tudo. Então, optamos por esse, que é um restaurador da Flora Intestinal.
10 - Cotonetes e Algodão: Para auxiliar na limpeza dos machucados.
11 - Fita Micropore e Esparadrapo: Para prender a atadura e os curativos.
E você, qual a sua necessidade? Nós, por exemplo, dificilmente tomamos remédio para dor, mas resolvemos levar alguns comprimidos para caso haja necessidade. Do mesmo modo, outras pessoas podem precisar de muito mais coisas. Não se esqueça também de levar os remédios e pílulas que você toma regularmente com estoque para todo o período que vai passar na estrada.
Para facilitar nossa qualidade de vida durante a viagem fomos presenteados com vários frascos de Hipoclorito de Sódio, produto semelhante ao Clorin - velho conhecido dos campistas, uma substância que diluída em água deixa esta apta para consumo. Não sabemos como é o tratamento da água dos lugares em que iremos passar e isso nos será muito útil.
Esperamos que tenham gostado, caso haja alguma sugestão de item para acrescentar na nossa lista, não deixe de nos falar. Até mais!