Nas últimas semanas trabalhamos em um projeto de faça você mesmo a decoração da sua casa. Nos perdemos em meio a 1kg de isopor, mas já voltamos. Ufa! Não tivemos muitas novidades nos últimos dias, exceto que a Matilda conheceu o mar, hahah bonitinha. Mas vamos ao que interessa, nosso interior! Afinal, não é kombihome se for kombi e não for home!
Resolvemos enfrentar de uma vez a temida construção do nosso sofá cama e de brinde ainda forramos o chão. O melhor: não passou de R$300,00. Não somos casquinhas, mas a gente só queria um lugarzinho pra dormir sem precisar desembolsar muito. Quer saber como? Então vem por a mão na massa com a gente!
1. Não existe mais madeira nesse mundo - Sobre o Material.
Precisávamos de um material para a construção do sofá cama, toda nossa experiência em marcenaria fez a gente pensar logo em mdf. Porque é leve e todo mundo faz móvel com esse material. Se a gente tava certo ou não, não sabemos. Mas no final, o material escolhido foi o compensado. Leve, resistente, barato: combo nota 10! Cada "folha" saiu cerca de R$ 80,00. Compramos 3 e sobrou :D
2. Chama os amigos - De preferência os que entendem de marcenaria (possuir makita é um diferencial).
Germano tinha uma serra, Paula tinha um serrote, mas Julyanno tinha uma Skilsaw Skil 1.400w.
O Ge já me ajudou em trabalhos de faculdade que precisavam manusear madeira e objetos cortantes e sempre se saiu muito bem. Na realidade a gente gosta dessa coisa meio lenhadora, meio moda, meio velhinhos barbudos marceneiros do Texas. É fofo. Mas na hora de criar um interior pra Matilda não hesitamos em pedir ajuda para o Julyanno, que além de amigo, trabalha em uma marcenaria e sabe muito bem todas as técnicas para criar o móvel certinho! Valeu Ju!
3. Use uma régua, ou uma trena, ou uma fita métrica. Mas não esqueça de medir tudo.
Nós fizemos isso, umas 3 vezes. Anotamos e conferimos algumas vezes. Então não tivemos problemas nenhum para comprar a madeira, cortar ela, encaixar todas as partes.
4. Tenha um bom trabalho.
Depois de seguir os passos anteriores chegou a hora de colocar a mão na massa. A primeira coisa que fizemos foi o chão:
Depois a estrutura do banco:
Fizemos quatro desses apoios na estrutura. Ficou bem firme :) O melhor é o espaço que sobra e da para guardar várias coisas.
E o assento:
Encosto :D
Nos prendemos o encosto com o assento utilizando dobradiças, daí as duas placas viram uma prancha só que se transforma em uma cama :D
No próximo post sobre o interior eu posto mais imagens de como foi finalizado e a produção das almofadas.
Até mais!